English · Português
ISSN 0102-8529 (Impresso)
1982-0240 (Online)
PUC-Rio - Página inicial Instituto de Relações Internacionais Revista Contexto Internacional

Instruções aos autores

Escopo e Política

A Contexto Internacional é comprometida com a publicação de estudos acadêmicos, teórica e analiticamente robustos e originais, em Relações Internacionais e áreas afins. A Contexto é particularmente indicada para artigos inovadores, investigativos e exploratórios, que forneçam ideias sobre as realidades e conhecimentos locais derivados do Sul Global ou de seu entorno.

A Revista é publicada em inglês, três vezes ao ano. Os editores encorajam submissões de pesquisadores e profissionais de todo o mundo, especialmente pesquisadores senior e junior e estudantes de doutorado de Relações Internacionais, Ciência Política e áreas afins. A Revista aceita submissões de artigos de pesquisa, resenhas temáticas e resenhas de livros, além de propostas para edições especiais, sobretudo trabalhos focados em temas relevantes aos problemas e processos políticos envolvendo o Sul Global e o desenvolvimento de um entendimento mais diverso das relações internacionais.

Manuscritos podem ser submetidos em inglês (idioma da revista), francês, português ou espanhol. Os manuscritos serão revisados no idioma da submissão. Se o processo de revisão resultar na decisão por publicá-lo, será de responsabilidade exclusiva do autor traduzir o manuscrito para o inglês. A Contexto se reserva o direito de rejeitar qualquer trabalho cujo nível de inglês seja insuficiente.

A Contexto Internacional adota uma política rigorosa de revisão cega por pares (double-blind). A resposta da primeira fase de análise é normalmente fornecida em 120 dias, a contar da data de submissão. Os autores deverão corrigir e reenviar as provas dos artigos aceitos dentro de 48 horas.

Os autores devem possuir título de doutorado ou estar correntemente matriculados em um programa de doutorado e/ou ter forte experiência profissional/acadêmica em Relações Internacionais, Ciências Políticas ou áreas afins. Em casos de co-autoria, pelo menos um dos autores deverá atender plenamente a este critério. Os editores se reservam o direito de rejeitar antes da revisão manuscritos que não se adequarem à revista, como em caso de inadequação à política e/ou escopo editorial da Contexto Internacional, desenvolvimento analítico inapropriado ou impreciso, formatação inconsistente ou não-observância às orientações aos autores e estilo de escrita pobre (esta lista não é exaustiva).


Processo de Publicação

AContexto Internacional adota um processo de publicação rigoroso, o qual constiste em seis etapas, a saber:

1.Checklist Administrativo:

      manuscritos submetidos à Contexto são primeiramente avaliados quanto à sua conformidade em relação aos requisitos técnicos do tipo de submissão correspondente. Requisitos técnicos incluem número de palavras mínimo e máximo, arquivos obrigatórios em formatos apropriados, entre outros (os requisitos específicos para cada tipo de manuscrito estão disponiveis na seção “Forma e Prepação de Manuscritos” abaixo).


2.Avaliação Preliminar:

      uma vez aprovado pela equipe administrativa, o manuscrito segue para a etapa de avaliação preliminar por parte dos editores da revista. Esta etapa consiste na avaliação do manuscrito quanto à sua aderência à política e o escopo editorial da Revista, bem como à sua qualidade de forma geral. Em casos de artigos de pesquisa, o não atendimento de tais requisitos resultará na decisão de rejeitar imediatamente o manuscrito. Caso aprovado nesta etapa, o manuscrito é submetido à avaliação anônima por pares (vide item 3 abaixo). Em raras ocasiões, um artigo de pesquisa poderá ser aceito pelos editores nesta etapa. Resenhas temáticas e resenhas de livros também são avaliadas pelos editores nessa etapa, não sendo submetidas à avaliação externa por pares. Cinco resultados podem decorrer da decisão editorial nesses casos: (1) Rejeição Imediata: a resenha temática/resenha de livro é rejeitada em sua forma atual; (2) Rejeição e Ressubmissão Imediata (R&R): a resenha temática/resenha de livro é rejeitada em sua forma atual, mas o(s) autor(es) é/são encorajado(s) a ressubmeter uma versão revisada em 180 dias; (3) Revisão Maior Imediata: a resenha temática/resenha de livro é aceita para publicação com a condição de que o(s) autor(es) atenda(m) às solicitações dos editores e que a versão revisada seja ressubmetida em até 60 dias a contar da data de comunicação da decisão; (4) Revisão Menor Imediata: a resenha temática/resenha de livro é aceita para publicação com a condição de que o(s) autor(es) atenda(m) às solicitações dos editores e que a versão revisada seja ressubmetida em até 30 dias a contar da data de comunicação da decisão; (5) Aceite Imediato: a resenha temática/resenha de livro é aceita para publicação em seu formato atual.


3.Revisão cega por pares:

      Artigos de pesquisa aprovados nas tapas anteriores são à revisão cega de pelo menos dois especialistas externos à revista, a critério do comitê editorial. No processo de definição dos avaliadores externos, são priorizados especialistas com produção amplamente reconhecida no assunto tratado pelo artigo em questão. Outros critérios envolvem a busca por uma maior diversificação geográfica e gênero. Uma lista completa de pareceristas é publicada pela Revista a cada dois anos. O resultado desta primeira rodada de revisão é normalmente comunicado aos autores em 120 dias, a contar da data de submissão. Em casos de discrepância entre os pareceres, o manuscrito é normalmente submetido à avaliação de um terceiro revisor. Neste caso, a etapa de revisão cega por pares poderá ser estendida por cerca de 40 dias. À luz dos pareceres externos, o Editor Associado chega a uma recomendação final, a qual é comunicada ao Editor Chefe, responsável pela tomada de decisão editorial.


4.Decisão Editorial:

      Cinco possíveis decisões editoriais podem resultar do processo de avaliação geral descrito acima: (1) Rejeição: o artigo de pesquisa é rejeitado em sua forma atual; (2) Rejeição e Ressubmissão (R&R): o artigo de pesquisa é rejeitado em sua forma atual, mas o(s) autor(es) é/são encorajado(s) a ressubmeter uma versão revisada em até 180 dias a contar da data de comunicação da decisão; (3) Revisão Maior: o artigo de pesquisa é aceito para publicação com a condição de que o(s) autor(es) atenda(m) às solicitações dos revisores e editores, e que a versão revisada seja ressubmetida em até 60 dias a contar da data de comunicação da decisão; (4) Revisão Menor: o artigo de pesquisa é aceito para publicação com a condição de que o(s) autor(es) atenda(m) às solicitações dos revisores e editores, e que a versão revisada seja ressubmetida em até 30 dias a contar da data de comunicação da decisão; (5) Aceite: o artigo de pesquisa é aceito para publicação em seu formato atual. Em casos de R&R, Revisão Maior e Revisão Menor, após ressubmetido, o manuscrito revisado estará sujeito a pelo menos uma nova rodada de avaliação cega por pares e/ou editores. O resultado esta etapa é normalmente comunicado ao(s) autore(s) entre 120 e 160 dias após a data de ressubmissão do artigo revisado.


5.Copidesque:

      Uma vez aprovado para publicação, o manuscrito passa por um processo detalhado de revisão linguística e estilística. Mudanças propostas pelo copidesque são normalmente enviadas para aprovação do(s) autor(es) entre 20 e 30 dias após a data de aprovação do manuscrito. Espera-se que o(s) autor(es) responda(m) às solicitações do copidesque em 48 horas. Esse procedimento pode ocorrer mais de uma vez, até que a versão definitiva do texto seja finalmente aprovada pelo(s) autor(es) e editores.


6.Revisão da Prova e Publicação:

    Esta fase consiste na confecção e revisão das provas em PDF dos artigos aceitos para publicação, até que uma versão final do texto diagramado seja aprovada e, subsequentemente, publicada na página da Revista na internet e no formato impresso. Espera-se que o(s) autor(es) indique(m) suas correções na prova em PDF dentro de 48 horas. O artigo é normalmente publicado na página da Revista na internet em 30 dias. A publicação impressa costuma ser finalizada em até 30 dias adicionais.

A Contexto não cobra taxas de submissão ou revisão.

 

Forma e preparação de manuscritos

A Contexto Internacional utiliza o sistema ScholarOne Manuscripts na revisão por pares dos manuscritos recebidos. Por favor, leia o manual para autores do ScholarOne antes de realizar a submissão de um artigo: http://authorservices.taylorandfrancis.com/category/making-your-submission. Orientações completas sobre como preparar e enviar o seu manuscrito encontram-se abaixo.

Serão considerados apenas os manuscritos que atenderem rigorosamente às seguintes condições: terem sido enviados somente à Contexto; não terem sido publicados anteriormente e tampouco estarem sob avaliação para publicação em outros meios. Contribuições para a Contexto devem se basear em pesquisas originais e serão submetidas à revisão por pares a critério do Comitê Editorial.


Orientações Gerais

  • Os manuscritos devem ser escritos em formatação Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento 1,5. Esta formatação também deverá ser observada em todas as citações, referências e notas finais presentes no texto.
  • As páginas devem ser numeradas consecutivamente.
  • As notas devem estar listadas consecutivamente ao final do artigo (notas finais) e sinalizadas de forma clara ao longo do texto por números localizados acima da pontuação de cada sentença. As notas finais devem ser utilizadas apenas para fins de esclarecimento.
  • Os manuscritos devem ser submetidos em formato Word (doc. ou docx.). Manuscritos em formato PDF não serão aceitos.
  • Todos os autores do artigo deverão anexar seus respectivos currículos vitae (CV) resumidos no ato da submissão. Cada CV resumido deverá consistir num texto de parágrafo único de 100 a 120 palavras.
  • As filiações de todos os co-autores deverão ser compostas pelas respectivas instituições em que a pesquisa fora conduzida. Caso um ou mais dos co-autores se transfira para outra instituição durante o processo de revisão por pares, esta nova filiação poderá ser notificada por meio de nota de rodapé. Vale mencionar que mudanças de filiação institucional não poderão ser realizadas após o aceite do artigo.
  • Os manuscritos submetidos à Contexto Internacional não devem conter jargões, devendo ser escritos de forma clara e concisa. Linguagem não-discriminatória é obrigatória e termos racistas e sexistas não serão tolerados. Os manuscritos devem estar propriamente referenciados em acordo com o Sistema Harvard e seguir as normas de estilo da Contexto Internacional (Ver item Orientações de Estilo abaixo).
  • Todas as submissões devem ser realizadas online, através do site de Manuscritos do ScholarOne da Contexto Internacional, com exceção de propostas para edições especiais, as quais deverão ser enviadas ao e-mail da Contexto Internacional (Ver item Envio de Manuscritos abaixo).


Artigos de Investigação

Os artigos de investigação devem ser baseados em pesquisas originais bem como desenvolver um argumento original e adequado ao escopo da revista. Os artigos serão submetidos à revisão cega por pares. Devem conter entre 7.000 e 10.000 palavras no total (incluindo notas e referências) e incluir:

  • Título
  • Resumo de no máximo 200 palavras
  • De 5 a 7 palavras-chave
  • Texto principal
  • Referências
  • Notas finais (se for o caso)
  • Agradecimentos (se for o caso)
  • Currículo resumido do(s) autor(es)
  • Tabela(s) e Figura(s) com legendas e em arquivos individuais (quando aplicável). Obs: Tabelas deverão estar em formato Word (doc. ou docx.) e figuras em jpeg com resolução mínima de 300 dpi.


Resenhas Temáticas

As resenhas temáticas devem abranger um conjunto específico de literaturas, autores ou tradições de pensamento. Elas devem ser escritas com o objetivo de comunicar as contribuições dessas literaturas para o público da Contexto. Resenhas sobre problemáticas no/do Sul Global são particularmente bem-vindas. As resenhas serão submetidas à revisão cega por pares. O texto não deve exceder 6000 palavras, incluindo notas e referências.


Resenhas de Livros

A Contexto convida submissões de resenhas de livros que se enquadrem no âmbito da revista. Uma resenha de livro deve cobrir pelo menos um livro recentemente publicado e não deverá ter mais do que 1000 palavras. As resenhas de livros não são submetidas à revisão cega por pares. Elas serão avaliadas pela equipe editorial.


Propostas de Edições Especiais

A Contexto também recebe propostas para edições especiais. Uma edição especial inclui entre 5 e 7 artigos que versem sobre um tema comum ou um mesmo conjunto de questões. Em conjunto com a equipe editorial da Contexto, o Editor(es) Convidado(s) selecionará artigos para avaliação, supervisionará o processo de revisão por pares e estará envolvido na finalização do editorial. Os artigos devem seguir as mesmas orientações de submissão de trabalhos e serão submetidos ao mesmo processo de revisão cega por pares. As propostas para edições especiais não devem exceder 4.000 palavras no total (incluindo notas e referências) e devem incluir:

  • Título da Edição Especial;
  • Nome(s), filiação(ões), informações de contato e currículo(s) resumido(s) do(s) Editor(es) Convidado(s);
  • Breve texto apresentando a temática da edição proposta;
  • Justificativa da proposta;
  • Títulos, resumos e cinco palavras-chave de todos os artigos que o(s) Editor(es) Convidado(s) desejar(em) incluir;
  • Nome, filiação e informação de contato de cada colaborador.

Observação: Os artigos submetidos às edições especiais deverão seguir as orientações gerais e de estilo da Contexto Internacional e estarão sujeitos ao mesmo processo de revisão cega por pares.


Orientações de Estilo

Os autores devem seguir o Sistema de Referência da Harvard, também conhecido como sistema autor-data. Todos os manuscritos devem seguir as orientações do Manual de Estilo da Contexto Internacional: CINT Style Guide

 

Envio de Manuscritos

Artigos, resenhas temáticas e resenhas de livros devem ser submetidos online pelo site da Contexto Internacional ScholarOne Manuscripts https://mc04.manuscriptcentral.com/cint-scielo. Novos usuários deverão primeiramente criar uma conta. Após o acesso ao sistema, o envio deverá ser feito através do Author Centre. Orientações online ao usuário e acesso ao helpdesk estão disponíveis no site.

Propostas de edição especial devem ser enviadas por email, através do endereço eletrônico: cintjournal@puc-rio.br.

Todos os manuscritos devem ser submetidos em formato Word (.doc ou .docx) e seguir rigorosamente as instruções aos autores descritas na seção Forma e preparação de manuscritos acima.


VoltarImprimir

IRI Instituto de Relações Internacionais
Rua Marquês de São Vicente, 225 - Vila dos Diretórios, Casa 20, Gávea - Rio de Janeiro - RJ, Brasil
Tel/Fax: +55 21 3527-1557 3527-1558 3527-1560